Informações

Novo calendário escolar

 

Informações do director do agrupamento

Caros Pais e Encarregados de Educação, segue a última atualização da informação da Direção do Agrupamento de Escolas 
Informação n° 14 21/janeiro/2021
Caros Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Não Docente,
A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, no seguimento da interrupção letiva decretada hoje pelo governo, vem transmitir algumas informações sobre o funcionamento do agrupamento:
1. O governo decretou interrupção letiva entre hoje, dia 21, e 5 de fevereiro. Tratando-se de uma interrupção letiva, durante este período, não haverá não haverá lugar a aulas online;
2. À excepção da Escola Secundária do Arco Íris, as Escolas permanecerão encerradas, só serão abertas, pontualmente e por motivos excepcionais (por exemplo, alunos das turmas que estejam confinadas neste momento e necessitem de ir buscar algum material à escola);
3. O horário de funcionamento da Escola Secundária do Arco Íris, será entre as 08h30 e as 14h00, Apenas funcionando os Serviço Administrativos e a Direção;
4. Os Serviços Administrativos funcionarão preferencialmente por correio eletrónico (email), a equipa presencial será reduzida e, atendimento apenas com marcação prévia por telefone ou email. O horário de funcionamento será entre as 09h00 e as 13h00;
5. A Direção, também, funcionará com equipa reduzida;
6. Haverá equipas reduzidas de Assistentes Operacionais que darão apoio aos serviços em funcionamento: Direção e Serviços Administrativos;
7. Os Assistentes Operacionais afetas à Câmara Municipal de Loures, das Escolas do JI e 1.º Ciclo e da EB2/3 Gaspar Correia integrarão estas equipas e poderão realizar serviço na Escola Secundária;
8. Estarão suspensas as entregas de PC aos alunos do escalão A do ASE, logo que seja possível retomaremos as entregas;
9. O Agrupamento será, de novo, Escola de Acolhimento dos Educandos dos Trabalhadores de Serviços Essenciais. Assim, poderá haver necessidade de abrir mais escolas e de mobilizar Docentes e Assistentes Operacionais, para esta tarefa;
10. As Coordenadoras das Escolas do 1.º Ciclo e de JI, estão a contactar os Encarregados de Educação dos alunos que beneficiam de escalão A e B do ASE, para que decidam se pretendem manter o apoio dado nas refeições durante a interrupção. Contudo, caso não tenham sido ainda contactados e queiram receber este apoio, deverão enviar mensagem à educadora ou à professora titular dos seus educandos. Estamos a aguardar instruções para o alargamento aos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, logo que haja essa indicação comunicaremos;
11. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:
11.1. A situação tem-se vindo a agravar de forma muito rápida. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 22 turmas no agrupamento (uma na EB1 Dr. Catela Gomes, duas na EB1/JI Quinta da Alegria, três na EB1/JI da Portela, duas na EB2/3 Gaspar Correia e catorze na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente,devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 600 alunos em isolamento profilático; 
11.2. Em relação ao pessoal docente, temos 15 docentes confinados (alguns por terem testado positivo, outros por terem no seu agregado familiar indivíduos positivos ou professores que confinaram com a turma). Em relação ao pessoal não docente, temos quatro casos no agrupamento;
11.3. Relembro a obrigação moral de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).
PEDIMOS A TODOS QUE SEJAM RESPONSÁVEIS, esta pandemia tem de ser controlada! Fiquem em CASA!! 
TODOS dependemos de TODOS!!
Nuno Filipe Santos Reis 
Diretor

Caros Pais e Encarregados de Educação, segue a última atualização da informação da Direção do Agrupamento de Escolas 

Informação n° 14 21/janeiro/2021

Caros Pais e Encarregados de Educação, Alunos, Pessoal Docente e Não Docente,

A Direção/Coordenações de Escolas do Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide, no seguimento da interrupção letiva decretada hoje pelo governo, vem transmitir algumas informações sobre o funcionamento do agrupamento:

1. O governo decretou interrupção letiva entre hoje, dia 21, e 5 de fevereiro. Tratando-se de uma interrupção letiva, durante este período, não haverá não haverá lugar a aulas online;

2. À excepção da Escola Secundária do Arco Íris, as Escolas permanecerão encerradas, só serão abertas, pontualmente e por motivos excepcionais (por exemplo, alunos das turmas que estejam confinadas neste momento e necessitem de ir buscar algum material à escola);

3. O horário de funcionamento da Escola Secundária do Arco Íris, será entre as 08h30 e as 14h00, Apenas funcionando os Serviço Administrativos e a Direção;

4. Os Serviços Administrativos funcionarão preferencialmente por correio eletrónico (email), a equipa presencial será reduzida e, atendimento apenas com marcação prévia por telefone ou email. O horário de funcionamento será entre as 09h00 e as 13h00;

5. A Direção, também, funcionará com equipa reduzida;

6. Haverá equipas reduzidas de Assistentes Operacionais que darão apoio aos serviços em funcionamento: Direção e Serviços Administrativos;

7. Os Assistentes Operacionais afetas à Câmara Municipal de Loures, das Escolas do JI e 1.º Ciclo e da EB2/3 Gaspar Correia integrarão estas equipas e poderão realizar serviço na Escola Secundária;

8. Estarão suspensas as entregas de PC aos alunos do escalão A do ASE, logo que seja possível retomaremos as entregas;

9. O Agrupamento será, de novo, Escola de Acolhimento dos Educandos dos Trabalhadores de Serviços Essenciais. Assim, poderá haver necessidade de abrir mais escolas e de mobilizar Docentes e Assistentes Operacionais, para esta tarefa;

10. As Coordenadoras das Escolas do 1.º Ciclo e de JI, estão a contactar os Encarregados de Educação dos alunos que beneficiam de escalão A e B do ASE, para que decidam se pretendem manter o apoio dado nas refeições durante a interrupção. Contudo, caso não tenham sido ainda contactados e queiram receber este apoio, deverão enviar mensagem à educadora ou à professora titular dos seus educandos. Estamos a aguardar instruções para o alargamento aos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, logo que haja essa indicação comunicaremos;

11. De acordo com o compromisso assumido pela Direção/Coordenações de Escolas de manter toda a comunidade escolar a par dos desenvolvimentos relativos ao COVID-19, informamos o seguinte:

11.1. A situação tem-se vindo a agravar de forma muito rápida. Neste momento encontram-se em isolamento profilático 22 turmas no agrupamento (uma na EB1 Dr. Catela Gomes, duas na EB1/JI Quinta da Alegria, três na EB1/JI da Portela, duas na EB2/3 Gaspar Correia e catorze na Secundária do Arco Íris). Para além destas turmas temos aproximadamente 40 alunos, dispersos pelos diversos ciclos de ensino e escolas do agrupamento, confinados individualmente,devido a confinamentos familiares. No total temos cerca de 600 alunos em isolamento profilático; 

11.2. Em relação ao pessoal docente, temos 15 docentes confinados (alguns por terem testado positivo, outros por terem no seu agregado familiar indivíduos positivos ou professores que confinaram com a turma). Em relação ao pessoal não docente, temos quatro casos no agrupamento;

11.3. Relembro a obrigação moral de, em caso de sintomas, permanecer em casa e informar de imediato a escola (através das Educadoras, Professores Titulares, Diretor de Turma, Coordenação de Escola ou Direção) e a Saúde 24 (808 24 24 24).

PEDIMOS A TODOS QUE SEJAM RESPONSÁVEIS, esta pandemia tem de ser controlada! Fiquem em CASA!! 

TODOS dependemos de TODOS!!

Nuno Filipe Santos Reis 

 

Diretor

 

Campanha Crowdfunding das APEE Moscavide e Portela

 

As 5 Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento lançaram uma campanha de crowdfunding, apoiada pela Direção do Agrupamento, para proporcionar, a todos os alunos que não dispõem de equipamentos, condições para poderem acompanhar o ensino à distância. No nosso Agrupamento (5 escolas, ~2550 alunos) 10% dos alunos não têm acesso a um computador e 3% não têm acesso à Internet. Ajude-nos a ajudar quem mais precisa. Contribua e divulgue esta iniciativa!

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